segunda-feira, 17 de abril de 2017

Campeonato Alagoano de 2017 acabou para os árbitros locais


Faltando ainda duas fases para o ALAGOANO 2017 terminar, ou seja, oito jogos apenas (quatro pelas semi e duas partidas pela final), clubes de Alagoas envolvidos nas semifinais do campeonato local solicitaram arbitragem de fora para as partidas deste meio de semana pela competição. Esse assunto é verdadeiramente o mais polêmico da arbitragem e o "calcanhar de Aquiles" de qualquer Ceaf, pois os árbitros trabalham toda a competição visando chegar os jogos decisivos, a chamada "cereja do bolo", e por fim, ficam fora da grande festa.
Aqui na "terra dos Marechais" esta prática já se tornou corriqueira, entra ano e sai ano e os dirigentes fazem este pedido a Federação alegando imparcialidade nas fases decisivas. Ora, porque os dirigentes deixam de confiar na arbitragem local nestas fases finais, se conseguiram chegar exatamente nela tendo o comando das partidas arbitradas pelo quadro local? É difícil conseguir uma resposta para esta pergunta. 

É bem verdade que alguns erros aconteceram dentro dos jogos, foram pênaltis polêmicos, impedimentos que foram dados de formas equivocadas que influenciaram diretamente no resultado do jogo... 
Culpa dos árbitros, da Ceaf, da Federação ou dos clubes? Ou de todos juntos?
Mas isso não é privilégio apenas de Alagoas, outros estaduais também fazem disso uma prática habitual.

É muito difícil ver a Federação e sua Comissão assumirem tamanha responsabilidade. Já que em alguns Estados, o tal pedido é inserido no próprio regulamento, que é o caso de AL. Todas as vezes, o Presidente da entidade opta por atender o filiado. Alguns Presidentes de Ceaf's, que não é o caso especifico em destaque, são contra esta decisão unilateral, mas acabam também sedendo por não terem autonomia neste assunto.
É triste mas é a pura realidade da arbitragem brasileira. Não há investimentos que possam garantir ao árbitro dedicação exclusiva no aperfeiçoamento. Apenas uma pré-temporada é realizada no inicio do ano e geralmente ela dura entre três dias á uma semana no máximo, o que não é suficiente para toda uma temporada.

Quando teremos arbitragens sólidas nestas praças emergentes? Essa é uma outra pergunta que acreditamos não ter resposta a curto prazo, até porque no Brasil, nem muito menos nos Estados, exite um projeto voltado para os "homens/Mulheres de preto". Nós não nos demos conta de que a arbitragem precisa ser levada mais a sério e que um plano de ação deveria ser aplicado a nível nacional. Até existe algo desta maneira sendo desenvolvido pela C.A.CBF, mas na opinião deste blog, estas ações não representam a unidade da arbitragem, ela esta sendo desenvolvida para poucos.

Se você ficou curioso para saber quais clubes fizeram a solicitação. Vou dizer, foram ASA e Murici que solicitaram arbitragem FIFA para as semifinais nos jogos contra CSA e CRB respectivamente. Jogos já neste meio de semana.

Segue os documentos oficiais das duas equipes:

Esperamos ver um dia isso não acontecer mais aqui em Alagoas, mas para que esse sonho seja realidade, precisamos mudar muitas coisas, principalmente a mentalidade dos dirigentes do apito. Segue o jogo... ou... Segue a rodada e a competição?

APOIO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário